segunda-feira, 2 de agosto de 2010

2ª Palestra sobre Eutonia "A importância do toque: atenção e presença"




"A importância do toque: atenção e presença"
Biblioteca "Mário Faria" - Orla da praia - Santos/SP
17/08 às 20:00h - entrada franca

O ponto de partida na prática da Eutonia é o desenvolvimento da sensibilidade superficial e profunda, através de estímulos conscientes da pele e do sentido do tato.
Essas experiências vivenciadas aguçam a capacidade de atenção plena ao próprio corpo e proporcionam um estado de maior presença.
Um dos aspectos da importância do estímulo tátil é gerar a experiência do “sentir”, a partir do sentir se vivencia um contato mais íntimo e profundo com o próprio corpo.
A pele por ser nosso maior órgão e envolver todo o nosso organismo, estabelece claramente o limite entre o espaço externo e o espaço interno. Tomar consciência dos estímulos gerados a partir da superfície e como o organismo interno reage. Vivenciar um estado de atenção que possibilita uma consciente e constante adequação às necessidades individuais. Um estado de presença constante. O que e como acontece o seu processo de bem estar.
Tomar consciência implica entrar em contato com a realidade de forma mais profunda e, ao mesmo tempo, com os seus limites e suas possibilidades.
A pessoa poderá então, dessa forma, completar sua imagem corporal.O toque atento, presente e consciente produz um sentimento de integração.De totalidade. Desenvolve um sentimento de segurança e confiança. De diferenciação entre o eu e o outro. Compreender, respeitar e individualizar.
Nas aulas o aluno é estimulado a experimentar diferentes tipos de toque. Para isso trabalhos com o auto-toque, exercícios em dupla e também utilizamos objetos relacionais como: varinhas de bambu, bolinhas de tênis, bolas de gás, sementes e castanhas.
A prática gradual e regular da Eutonia aumenta a capacidade de atenção e produz expansão da consciência, que leva a pessoa a um maior “estado de presença”. Todo esse processo gera independência e autonomia.

Um comentário:

  1. Célia, muito bom o seu texto, de uma forma leve, direta o aprendizado teórico acontece, e quando se vivencia em aula, o aprendizado está interiorizado. Com a eutonia além do conhecer o corpo, o descobrir o tônus, as sensações, as emoções nos fazem a cada dia estar mais inteiros, completos e em harmonia. O tocar é o retorno ao nosso interior, é o encontro com alguém que está distante, mas que vive escondido dentro da gente.
    Achei muito importante esse trecho do texto de Ashley Montagu - Livro: Tocar : o significado humano da pele

    “Descobriu-se que, para a criança se desenvolver bem, ela deve ser tocada, levada no colo, acariciada e aninhada nos braços; deve-se falar com ela carinhosamente, mesmo que não seja amamentada. É o toque das mãos, do colo, as carícias, os cuidados, a proteção dos braços que queremos enfatizar aqui, pois parece que mesmo na ausência de muitas outras coisas, estas são experiências essenciais de tranquilização que o bebê precisa sentir para que possa sobreviver dentro dos parâmetros de saúde. O ser humano pode sobreviver a privações sensoriais extremas de outra natureza, como a visual e a sonora, desde que seja mantida a experiência sensorial da pele.” pág. 106
    A falta do contato físico tem acarretado muitos danos no ser humano, não só no que diz respeito as doenças de pele, mais também na interação social do indivíduo e no desenvolvimento da capacidade de amar e criar vínculos. Observe esta declaração:
    “É principalmente a estimulação da pele do bebê pelo tato que o capacita a sair de dentro de sua pele. Os que foram frustrados neste sentido, permanecerão, por assim dizer, prisioneiros de sua própria pele e agirão, por isso, como se sua pele fosse uma barreira que os mantivesse presos lá dentro; ser tocado torna-se, para tais pessoas, uma invasão á sua integridade.”.

    Como um simples gesto, um tocar influencia todo o comportamento, as atitudes de um ser humano. Como disse Chaplin "não sois máquina, sois homem" . E como tal precisa tocar e ser tocado. Fim a uma sociedade de individualismo, de afastamento do outro e de si mesmo. Toquemos mais, muito mais.

    Toco com as mãos, com as palavras, com a respiração calma e leve e principalmente com o coração, o sorriso e o olhar o tanto que estou aprendendo com o seu compartilhar.

    Obrigada.
    Maria da Glória Tinoco

    ResponderExcluir