terça-feira, 6 de julho de 2010

Palestra sobre EUTONIA





"Harmonização de tônus e qualidade de vida"
Biblioteca "Mário Faria" - Posto 6 - Orla da Praia - Santos/SP
15/07 às 20:00h - entrada franca


A Eutonia é uma prática corporal criada e desenvolvida por Gerda Alexander (1908 Wuppertal / Alemanha - 1994 Copenhague / Dinamarca). A alemã Gerda queria ser bailarina, mas aos 16 anos teve endocardite, inflamação no coração. Foi proibida de se exercitar, não podia acelerar os batimentos cardíacos e nem a respiração. Passou a pesquisar um jeito de usar o corpo sem desgaste. Estudou estruturas ósseas e efeitos de estímulos na pele, descobrindo como usar o tônus muscular no cotidiano. Viveu em plena atividade até os 86 anos.
A palavra eutonia significa tensão em equilíbrio; tônus harmonioso (do grego eu: bom, harmonioso e do latim tônus: tensão). Desenvolve um estado de presença e restabelece a capacidade de uma melhor variação do tônus de acordo com cada circunstância. É um estado no qual todo movimento é realizado com um mínimo de energia e um máximo de eficácia. É uma educação para o movimento.
Os movimentos realizados na Eutonia são chamados, por vezes, de movimentos orgânicos. O aluno entra em contato com o tempo do organismo, com os ritmos internos e com o diálogo entre este universo interno (sensações, percepções, emoções, pensamentos) e o externo (espaço, objetos, outros seres, os sons, as forças da Física). À medida que conhece o corpo aprende a economizar energia e equilibrar as tensões, reconhecendo suas necessidades de atividade, de descanso e incorporando hábitos saudáveis.
A Eutonia é um caminho preventivo indicado para pessoas de todas as idades já que melhora a qualidade de vida respeitando o ritmo pessoal de cada um.
A Eutonia por ser muito abrangente, pode ser aplicada tanto na área da terapia, da pedagogia como também na área artística.

Um comentário:

  1. Vivenciar a eutonia é o reencontrar consigo mesmo. É sentir, perceber o quanto nos esquecemos de nós. O quanto suas mãos, seus pés, seu corpo, sua respiração são relegados a uma forma de existir que chamamos vida, mas que na verdade, é apenas um existir sem consciência, sem conhecer-se.
    Célia, parabéns pelo seu trabalho, pela sua dedicação e amor ao que fazes, e principalmente por compartilhar o seu aprendizado e nos levar a um viver pleno e saboroso .

    Sua aluna e fã : Maria da Glória Tinoco

    ResponderExcluir